/
10 - Modo de visualização analógico

10 - Modo de visualização analógico

1. Correcção dos dados lidos automaticamente a partir do mostrador

Ocasionalmente, pode acontecer que o programa interprete erroneamente alguns dados do mostrador. Isto pode ser causado por um scanner mal calibrado ou por um disco danificado/riscado. Se o mostrador estiver sujo ou digitalizado incorrectamente, pode haver problemas na leitura correcta dos mostradores. Há uma série de maneiras de contornar este problema. No Tachospeed, temos a possibilidade de fazer correcções a um disco mal lido. Estes são possíveis através dos botões correspondentes na barra de botões de acesso rápido na vista analógica.

2. Mudar a posição do centro do disco

Para que a leitura do mostrador esteja correcta, é por vezes necessário ajustar manualmente o círculo central. Deve estar na seguinte posição:

Utilizar os botões para mudar a posição do centro:

3. Alteração do raio do círculo de leitura da actividade


Se as actividades no mostrador não estiverem entre os dois círculos vermelhos, poderá ser necessário reduzir ou aumentar manualmente o seu raio. É possível modificar o raio do círculo lendo o tempo de actividade usando os botões:

Se o raio de leitura tiver de ser corrigido cada vez que o disco for lido, este valor deve ser alterado permanentemente. Isto é necessário, por exemplo, para os tacógrafos e discos ACTIA/POLTIK. Para outros discos, o valor por defeito é 370. O raio de leitura do disco pode ser alterado na janela de digitalização.

4. Mudar a posição do tempo 12


O Tachospeed procura automaticamente a hora das 12 horas no mostrador, o que é indicado por uma linha azul sólida. Para corrigir a hora das 12 horas no mostrador, passe o ponteiro do rato sobre a linha azul e arraste-o para a hora seleccionada, no sentido dos ponteiros do relógio. A posição da hora das 12 horas determina os valores das horas e minutos que aparecem no relógio no canto superior esquerdo da janela central e no separador "Leituras".

5. Mudar o tempo de inserção do mostrador

É extremamente importante determinar o ponto de inserção do disco. A linha verde escura é utilizada para indicar o tempo de inserção do disco. A posição desta linha no disco afecta as datas reais dos eventos registados. 

6. Editar actividade (menu pop-up)

Em alguns casos, é necessário fazer alterações ao tempo de trabalho do condutor. Quaisquer modificações são possíveis seleccionando a actividade no mostrador e depois clicando no botão direito do rato.

 

7. Editar actividade (ícones do modo de mudança rápida)

No canto inferior esquerdo da vista do mostrador, verá ícones para mudar rapidamente de modos.

Os ícones representam por sua vez (a partir da esquerda): condução, outros trabalhos, standby e paragem. Ao clicar uma vez em qualquer um destes, o ícone destaca. Isto significa que acabámos de seleccionar um modo particular para inserir no mostrador. Agora basta clicar uma vez no mostrador para seleccionar a hora de início da actividade e uma segunda vez para seleccionar a hora de fim. Exemplo - para inserir um modo de condução das 13:00 às 14:15, clicar uma vez no ícone de condução, clicar uma vez no mostrador às 13:00 e clicar uma vez no mostrador às 14:15. O período deve aparecer no mostrador.

Atenção: Se quiser inserir vários períodos de actividade do mesmo modo (por exemplo, condução), mantenha premida a tecla "CTRL" e clique no mostrador e marque várias vezes os segmentos de tempo separados (no sentido dos ponteiros do relógio).

8. Editar quilómetros percorridos

Abaixo da janela principal do programa encontra-se uma janela com uma representação gráfica do número de quilómetros percorridos sob a forma de 'sargentos'. Cada linha desde o vértice inferior até ao vértice superior representa 5 quilómetros percorridos. Para entrar no modo de edição, ligar o botão "II" no canto inferior direito da janela. No modo de edição, pode adicionar 5 km clicando com o botão esquerdo do rato.